III CNIJMA - Responsabilidades juvenis
Postado por Anticorpo de Gaia às 01:25
quarta-feira, 13 de maio de 2009
Durante o ano passado, mais de 11 mil escolas participaram do processo da III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (III CNIJMA). Elas se organizaram e realizaram a Conferência de Meio Ambiente na Escola, mobilizando a comunidades escolar para debater o tema das "Mudanças Ambientais Globais".
Aconteceram depois Conferências Regionais e Estaduais e, em abril deste ano, rolou em Luziânia (GO) a etapa nacional, com a participação de 670 delegados de 11 à 14 anos. Foram cinco dias de muita reflexão e produção.
Um dos resultados mais importantes da III CNIJMA é uma carta (que segue abaixo), construída pelos próprios delegados. Nela os jovens assumem responsabilidades para cuidar do Brail e enfrentar as mudanças ambientais globais a partir da escola.
E você, também assume estas responsabilidades?
Confere aí!
------------------------------------
Carta das Responsabilidades para o Enfrentamento das Mudanças Ambientais Globais
Somos jovens estudantes de diferentes regiões do Brasil na III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente. Pequenos guerreiros da paz com o mesmo propósito e o mesmo desejo: cuidar do Brasil, mobilizando a população brasileira sobre as mudanças ambientais globais.
Reconhecemos o panorama ambiental nacional e nos comprometemos a lutar e defender o meio ambiente, não apenas buscando o conhecimento e o entendimento, mas também realizando ações para minimizar os problemas causadores de impactos ambientais.
Para isso, junto com milhares de escolas e comunidades em todo o país, assumimos as seguintes responsabilidades:
1. Preservaremos as nascentes e margens dos rios, protegendo as matas ciliares existentes e recuperando as que estão degradadas.
2. Praticaremos e promoveremos os 5”R”: refletiremos sobre os processos de produção desde a matéria prima até a distribuição e o descarte; recusaremos produtos que causem danos ao meio ambiente e à nossa saúde; reduziremos o consumo e a geração de lixo; reutilizaremos, sempre que possível e reciclaremos, quando necessário.
3. Sensibilizaremos e estimularemos as escolas e comunidades para que economizem energia e utilizem fontes limpas, econômicas, acessíveis e renováveis.
4. Distribuiremos e plantaremos mudas e sementes para arborizar nossas escolas, ruas e comunidades.
5. Diminuiremos o uso de sacolas plásticas e adotaremos as biodegradáveis, reutilizáveis e embalagens retornáveis na nossa comunidade.
6. Junto com a comunidade escolar, denunciaremos as queimadas, as irregularidades do lixo urbano e qualquer ação que degrade o meio ambiente, propondo, quando necessário, ações corretivas aos órgãos competentes.
7. Somaremos esforços e experiências, repensaremos os modos de utilização da água desenvolveremos novos valores e atitudes sustentáveis no cotidiano.
8. Mostraremos à comunidade a importância de reduzir os transportes poluentes, incentivaremos e cobraremos o investimento do governo em transporte público ecológico, assim minimizando a emissão de gases que intensificam o aquecimento global.
9. Disseminaremos conhecimentos para que os estudantes e a comunidade protejam e conservem o planeta, sensibilizando-os sobre as consequências do aquecimento global e sobre as possíveis soluções.
Nós, jovens brasileiros estamos unidos e contribuindo para cuidar do planeta. Esse é o nosso compromisso. Pedimos o total apoio da sociedade brasileira: autoridades, poder público, movimentos sociais, ONGs, escolas e comunidades para que essas responsabilidades sejam cumpridas.
Vamos cuidar do Brasil? Junte-se a nós!
Luziânia/GO, abril de 2009
-------------------------------------
Mais informações sobre a III CNIJMA, os materiais para discussão e as produções podem ser acessadas nos sites:
Entrelaces difusos
Postado por Anticorpo de Gaia às 00:26
Conferência Infanto-Juvenil
Postado por Anticorpo de Gaia às 00:13
A Conferência é uma iniciativa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental, formado pelo Departamento de Educação Ambiental (DEA) do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pela Coordenação-Geral de Educação Ambiental (CGEA) do Ministério da Educação (MEC). A primeira versão, realizada em 2003, envolveu 15.452 escolas em todo o país, mobilizando 5.658.877 pessoas em 3.461 municípios.
Conferência é um processo no qual as pessoas se reúnem, discutem os temas propostos, expondo diversos pontos de vista, deliberam coletivamente e, a partir dos debates locais, escolhem representantes que levam adiante as idéias consensuadas. Partindo dessa estrutura, a Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é uma campanha pedagógica que traz a dimensão política do meio ambiente, caracterizada pela mobilização e engajamento dos adolescentes e da comunidade escolar em debates sobre temas socioambientais contemporâneos. Essa ação promove o reconhecimento de responsabilidades coletivas, fornecendo subsídios para políticas públicas de educação ambiental.
A II CNIJMA, realizada em 2005/2006, envolveu 11.475 escolas e comunidades indígenas, quilombolas, assentamentos rurais e grupos de meninos e meninas em situação de rua, mobilizando 3.801.055 pessoas em 2.865 municípios. Os temas debatidos foram Acordos Internacionais sobre Biodiversidade, Mudanças Climáticas, Segurança Alimentar e Nutricional e Diversidade Étnico-Racial.
O evento nacional reuniu 540 delegadas e delegados que elaboraram a Carta das Responsabilidades – Vamos Cuidar do Brasil, entregue pelos adolescentes ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao Ministro da Educação, Fernando Haddad, e à Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, no dia 27 de abril de 2006, em cerimônia no Palácio do Planalto. Os adolescentes apresentaram na Carta seu compromisso com a construção de uma “sociedade justa, feliz e sustentável” e com “responsabilidades e ações cheias de sonhos e necessidades”.
A III CNIJMA, realizada em 2008/2009, também mobilizou mais de 11 mil escolas em todo o país. A III CNIJMA se insere no processo de enfrentamento de dois imensos desafios: um planetário, voltado à pesquisa e ao debate, nas escolas, de alternativas civilizatórias e societárias para as mudanças ambientais globais; o outro, educacional, relacionado à iniciativa do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, que deve envolver pais, alunos, professores e gestores na busca da melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem e da permanência do aluno na escola.
A III CNIJMA aconteceu durante a Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, da Unesco, e contribui para aprofundar o debate sobre as Oito Metas do Milênio, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, ambas iniciativas das Nações Unidas, que contam com um forte apoio do Brasil. Além disso, no processo da conferência reafirmamos valores e ações propostas por documentos da sociedade civil, como o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, a Carta da Terra e a Agenda 21.
Além das ações e processos presenciais, a III CNIJMA contou também com uma comunidade virtual, por meio da qual os alunos e as escolas puderam compartilhar as atividades desenvolvidas e trocar experiências. A Comunidade Virtual Vamos Cuidar do Brasil reúne ainda todas as produções da etapa nacional da III Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente
.
Rede Brasileira de EA
Postado por Anticorpo de Gaia às 00:04
A Rede Brasileira de Educação Ambiental - REBEA teve origem nos Fóruns de Educação Ambiental promovidos em São Paulo, nos anos 90, numa articulação entre ONGs, universidades e órgãos governamentais.
A REBEA, uma das redes mais antigas do país, tem, desde seu início, a vocação e o objetivo de ser uma articulação nacional dos educadores brasileiros. Assim, no II Fórum, em 1992, no clima que antecedia a Eco92, é lançada a idéia de uma Rede Brasileira de Educação Ambiental. Adotou-se como carta de princípios o "Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global" e como padrão organizacional a estrutura horizontal em rede.
A Rede atua no ciberespaço por meio de site rebea.org.br e da lista groups.yahoo.com/group/rebeagroup.
Presencialmente está onde seus elos e facilitadores atuam. A Rebea tem como objetivos a produção e divulgação de informação para a comunidade de educadores ambientais e a difusão da cultura organizacional em padrão de rede, apoiar a criação de novas redes e a formação de facilitadores.
A facilitação nacional é formada pelas entidades gestoras (diretamente envolvidas na administração e manutenção), elos (redes de educação ambiental) e facilitadores. Atualmente desenvolve o projeto Tecendo Cidadania, financiado pelo FNMA e sediado no Instituto Ecoar para a Cidadania, em São Paulo.
A atuação da REBEA tem sido voltada para articular as redes estaduais e temáticas, de forma a criar uma grande malha nacional de educadores ambientais. Esta malha é feita de ideais, sonhos, conhecimentos e objetivos que, compartilhados, tecem a cidadania necessária para a construção de uma cultura de paz e uma sociedade sustentável. A REBEA É O INSTRUMENTO, O TEAR QUE TECE ESTA MALHA.
Conheça a REBEA: clique aqui!
Rede Paulista de Educação Ambiental
Postado por Anticorpo de Gaia às 23:58
terça-feira, 12 de maio de 2009
A Rede Paulista de Educação Ambiental – REPEA surgiu a partir de articulações realizadas antes e durante a Conferência Eco-92. Sua proposta é fortalecer a Educação Ambiental (EA) no estado de São Paulo, através da integração crescente entre pessoas e instituições que desenvolvem atividades nesse campo, denominadas elos.
Histórico
Em 1998 os elos da rede reuniram-se para promover o I Encontro Estadual de Educação Ambiental, que ocorreu em novembro de 1999 em Santo André-SP, reunindo cerca de 700 educadores que participaram e aprovaram o plano de ação da REPEA. Este momento de estruturação foi fundamental para iniciar uma nova atuação da rede e, por conseqüência, elaborar um planejamento para a captação de recursos que viabilizasse a continuidade de suas atividades.
A rede seguiu promovendo encontros e reuniões, até que em 2002 diversas instituições se organizaram para participar do edital de redes promovido pelo FNMA/MMA. O projeto “Fortalecendo a REPEA I”, com ações previstas de janeiro de 2003 a maio de 2004, estruturou a Secretaria Executiva da REPEA – SER, o que deu um grande impulso nas atividades da rede – até esse momento as ações haviam sido totalmente voluntárias.
II Encontro Estadual de Educação Ambiental & I Encontro Paulista dos Centros de Educação Ambiental
Foi promovido o II EEEA & I EPCEAs, do qual participaram cerca de 1.300 pessoas (sendo 80 estudantes voluntários na organização do evento) e foram oferecidos 26 minicursos, 26 oficinas, 13 GTs e apresentados 140 painéis, atividades estas promovidas pelos próprios participantes. O resultado do evento, construído de forma coletiva, democrática e emancipatória foi muito positivo, e até hoje todos que participaram valorizam este grande momento de conexão.
Todos os dados coletados neste e nos demais encontros de EA que ocorreram em 2003 foram sistematizados no site da rede, dando origem ao funcionamento de diversas listas e ao primeiro diagnóstico da educação ambiental no estado de São Paulo.
Gestão
Desde o início do projeto “Fortalecendo a REPEA I” a gestão da rede foi intensificada: as reuniões do grupo gestor ocorrem mensalmente. Delas participam os elos articuladores das instituições parceiras do projeto e demais elos interessados. Nestas reuniões ocorrem articulações e formação de grupos de trabalho para colaborar com o desenvolvimento das metas do projeto, que são executadas pela SER. Todas as atas das reuniões são disponibilizadas nas listas. Grupo Gestor
A REPEA considera fundamental a gestão regionalizada da informação para o fortalecimento da educação ambiental, e trabalha utilizando a divisão do Estado de SP em 20 Bacias Hidrográficas. Prevê a implantação de Pólos nas bacias onde houver elos articuladores aptos a desempenhar trabalhos conectados à SER.
Sustentabilidade
Foram realizados, entre outubro de 2003 e janeiro de 2004, diversos encontros presenciais com os elos da rede, grupo gestor e consultoria externa para a discussão e consolidação de um planejamento da Rede a médio e longo prazos. Dessa forma conseguimos construir a visão da REPEA para o período de 2004 à 2006. E de acordo com este planejamento, temos articulado e pesquisado novas fontes de financiamento para dar continuidade às atividades da rede. Em fevereiro de 2004 foi enviado ao FNMA-MMA o projeto “Fortalecendo a REPEA II”, e fundamental para a continuidade dos trabalhos a partir de julho de 2004.
A gestão da rede é um desafio que necessita de muito esforço comum, sempre buscando o consenso e o que nos une, para que realmente possamos construir a REPEA em bases sólidas e frutíferas.
Grupo Gestor
As reuniões do Grupo Gestor ocorrem mensalmente e participam: as instituições que enviaram o projeto Fortalecendo a REPEA para o FNMA/MMA e outras instituições interessadas na gestão da REPEA.
Assinar:
Postagens (Atom)







