Rede Paulista de Educação Ambiental

Postado por Anticorpo de Gaia às 23:58

terça-feira, 12 de maio de 2009


A Rede Paulista de Educação Ambiental – REPEA surgiu a partir de articulações realizadas antes e durante a Conferência Eco-92. Sua proposta é fortalecer a Educação Ambiental (EA) no estado de São Paulo, através da integração crescente entre pessoas e instituições que desenvolvem atividades nesse campo, denominadas elos.

Histórico
Em 1998 os elos da rede reuniram-se para promover o I Encontro Estadual de Educação Ambiental, que ocorreu em novembro de 1999 em Santo André-SP, reunindo cerca de 700 educadores que participaram e aprovaram o plano de ação da REPEA. Este momento de estruturação foi fundamental para iniciar uma nova atuação da rede e, por conseqüência, elaborar um planejamento para a captação de recursos que viabilizasse a continuidade de suas atividades.

A rede seguiu promovendo encontros e reuniões, até que em 2002 diversas instituições se organizaram para participar do edital de redes promovido pelo FNMA/MMA. O projeto “Fortalecendo a REPEA I”, com ações previstas de janeiro de 2003 a maio de 2004, estruturou a Secretaria Executiva da REPEA – SER, o que deu um grande impulso nas atividades da rede – até esse momento as ações haviam sido totalmente voluntárias.

II Encontro Estadual de Educação Ambiental & I Encontro Paulista dos Centros de Educação Ambiental
Foi promovido o II EEEA & I EPCEAs, do qual participaram cerca de 1.300 pessoas (sendo 80 estudantes voluntários na organização do evento) e foram oferecidos 26 minicursos, 26 oficinas, 13 GTs e apresentados 140 painéis, atividades estas promovidas pelos próprios participantes. O resultado do evento, construído de forma coletiva, democrática e emancipatória foi muito positivo, e até hoje todos que participaram valorizam este grande momento de conexão.

Todos os dados coletados neste e nos demais encontros de EA que ocorreram em 2003 foram sistematizados no site da rede, dando origem ao funcionamento de diversas listas e ao primeiro diagnóstico da educação ambiental no estado de São Paulo.

Gestão
Desde o início do projeto “Fortalecendo a REPEA I” a gestão da rede foi intensificada: as reuniões do grupo gestor ocorrem mensalmente. Delas participam os elos articuladores das instituições parceiras do projeto e demais elos interessados. Nestas reuniões ocorrem articulações e formação de grupos de trabalho para colaborar com o desenvolvimento das metas do projeto, que são executadas pela SER. Todas as atas das reuniões são disponibilizadas nas listas. Grupo Gestor

A REPEA considera fundamental a gestão regionalizada da informação para o fortalecimento da educação ambiental, e trabalha utilizando a divisão do Estado de SP em 20 Bacias Hidrográficas. Prevê a implantação de Pólos nas bacias onde houver elos articuladores aptos a desempenhar trabalhos conectados à SER.

Sustentabilidade
Foram realizados, entre outubro de 2003 e janeiro de 2004, diversos encontros presenciais com os elos da rede, grupo gestor e consultoria externa para a discussão e consolidação de um planejamento da Rede a médio e longo prazos. Dessa forma conseguimos construir a visão da REPEA para o período de 2004 à 2006. E de acordo com este planejamento, temos articulado e pesquisado novas fontes de financiamento para dar continuidade às atividades da rede. Em fevereiro de 2004 foi enviado ao FNMA-MMA o projeto “Fortalecendo a REPEA II”, e fundamental para a continuidade dos trabalhos a partir de julho de 2004.

A gestão da rede é um desafio que necessita de muito esforço comum, sempre buscando o consenso e o que nos une, para que realmente possamos construir a REPEA em bases sólidas e frutíferas.

Grupo Gestor
As reuniões do Grupo Gestor ocorrem mensalmente e participam: as instituições que enviaram o projeto Fortalecendo a REPEA para o FNMA/MMA e outras instituições interessadas na gestão da REPEA.

Para conhecer e participar da REPEA, clique aqui.

0 comentários: