O Projeto EduCOMhorta

Postado por Anticorpo de Gaia às 08:51

sábado, 2 de maio de 2009

EDUCOMHORTA é um projeto piloto que está, por meio de práticas agroecológicas e educomunicativas como eixos pedagógicos na organização juvenil para a intervenção socioambiental, enraizando uma COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA (COM-VIDA) NA EMEF JOSÉ VENEZA MONTEIRO, em Peruíbe/SP.

O objetivo é formar um grupo de lideranças juvenis aptos à crítica comunitária e ecológica, e à aceitação e criação de novas formas de participação política, formulando e implementando umPROCESSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, estruturando aAGENDA 21 ESCOLAR.

O Projeto Educomhorta foi concebido visando articular INTERESSES SOCIAIS, calcados nos acontecimentos e contextos comunitários, com o currículo escolar, por meio do desenvolvimento de processos de Educação Ambiental envolvendo práticas agriculturais e educomunicativas. As atividades intuem envolver a COMUNIDADE ESCOLAR no cuidado com a instituição de ensino, tendo os alunos como sujeitos ativos e transformadores da comunidade.

As atividades estão centradas em desenvolver com os jovens habilidades e valores coerentes com a CONSTRUÇÃO DE SOCIDADES SUSTENTÁVEIS. Por meio da horta escolar e agricultura urbana, práticas educomunicativas e incentivo e acompanhamento na organização e participação, por meio da Com-Vida.

A Com-Vida tem como principal diretriz a implementação da Agenda 21 Escolar, implicando num plano de ação participativo, elaborado a partir dos sonhos e interesses, sobretudo dos alunos, em relação ao dia-a-dia da comunidade escolar. Trata-se de um processo organizativo que almeja transformar e dinamizar a realidade a partir da INTERVENÇÃO E REFLEXÃO dos jovens. E não há como transformar a comunidade sem dialogar com ela.

2 comentários:

João Damasio disse...

Legal esse projeto... e o nome ficou tão massa. Parabéns mesmo, pelo Projeto, pelo Blog, que tá lindo, pela COM-VIDA. E boa luta!

Saudações ambientais,
João Damasio
Coletivo Jovem de Goiás

Semiramis Biasoli disse...

Ola pessoal, parabéns e muita força na caminhada, que os trabalhos sejam duradouros e prazeirosos! Semíramis