De árvore em árvore...

Postado por Bruno Pinheiro às 11:11

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Ontem, 27 de maio, foi dia da Mata Atlântica.

Enquanto o mundo inteiro e grande parte dos brasileiros, inclusive aqueles não moram lá, lembram e defendem a proteção da Amazônia, a Mata Atlântica apresenta um quadro de degradação tão ou mais complicado.

Não que se se deva pensar em sua conservação apenas um dia por ano, mas pouco se ouviu falar da Mata Atlântica, justamente no seu dia. Imaginem se não fosse o bioma que garante os serviços ambientais para 60% dos brasileiros...

Oficina Comunitária!

Postado por Anticorpo de Gaia às 14:01

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Aluno de Com-Vida concorre a Prêmio

Postado por Bruno Pinheiro às 08:47

terça-feira, 19 de maio de 2009

Olá Pessoal!
 
Queremos comunicar que Bruno Elias Farh, aluno da E.M.Prof. Maria Aparecida Soares Amêndola, escola onde acontece o Projeto Braço de Orion 001 - Com-Vida (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola) está concorrendo no concurso Câmera Educação, realizado pela TV Tribuna, na categoria Voto Popular.

A redação dele já esta no site, pronta para receber vários votos!!!

Pedimos, por favor, que todos colaborem votando no texto , não só porque ele representa uma semente, mas também porque a semente está brotando!
 
A redação esta nesse site:
 
http://tvtribuna.wsoma.com/cameraeducacao/escolas_redacao.asp?idescola=69
 
Contamos com a participação de todos!

Ah, e o melhor pode-se votar quantas vezes quiser!!!

Por Renata Luz Leite
Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Itanhaém

Parceria é desenvolvimento

Postado por Bruno Pinheiro às 01:43

quarta-feira, 13 de maio de 2009


Cida (de camiseta branca) presenteia a Com-Vida com uma sementeira
e sementes de diversos tipos de folhas e tempeiros

A parceria dentro da escola é um elemento fundamental, que colabora profundamente com o desenvolvimento e integração de projetos no cotidiano escolar. É o envolvimento de professores, coordenadores, gestores, outros funcionários da escola, alunos e comunidade que cria condições propícias para alavancar boas práticas de forma colaborativa.

É este o exemplo da foto acima. A auxiliar de faxina da EMEF José Veneza Monteiro, Maria Aparecida da Conceição (Cida), doou a Com-Vida uma sementeira e sementes de alface crespa e lisa,  almeirão verde e vermelho, salsa lisa, chicória folha larga, pimentão vermelho, verde e amarelo e pimenta. Uma iniciativa espontânea da Cida que contribui bastante com o desenvolvimento do processo.

O material foi utilizado no mesmo dia. As sementes e a sementeira já estão no jeito, aguardando apenas a limpeza do terreno da horta para que, assim que estiverem na época do transplante, possam ser movidas para o local definitivo, onde crescerão e, depois, servirão de alimento e tempero.

Muito obrigado, Cida!

III CNIJMA - Responsabilidades juvenis

Postado por Anticorpo de Gaia às 01:25


Durante o ano passado, mais de 11 mil escolas participaram do processo da III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (III CNIJMA). Elas se organizaram e realizaram a Conferência de Meio Ambiente na Escola, mobilizando a comunidades escolar para debater o tema das "Mudanças Ambientais Globais".

Aconteceram depois Conferências Regionais e Estaduais e, em abril deste ano, rolou em Luziânia (GO) a etapa nacional, com a participação de 670 delegados de 11 à 14 anos. Foram cinco dias de muita reflexão e produção.

Um dos resultados mais importantes da III CNIJMA é uma carta (que segue abaixo), construída pelos próprios delegados. Nela os jovens assumem responsabilidades para cuidar do Brail e enfrentar as mudanças ambientais globais a partir da escola.

E você, também assume estas responsabilidades?

Confere aí!

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Carta das Responsabilidades para o Enfrentamento das Mudanças Ambientais Globais

Somos jovens estudantes de diferentes regiões do Brasil na III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente. Pequenos guerreiros da paz com o mesmo propósito e o mesmo desejo: cuidar do Brasil, mobilizando a população brasileira sobre as mudanças ambientais globais.

Reconhecemos o panorama ambiental nacional e nos comprometemos a lutar e defender o meio ambiente, não apenas buscando o conhecimento e o entendimento, mas também realizando ações para minimizar os problemas causadores de impactos ambientais.

Para isso, junto com milhares de escolas e comunidades em todo o país, assumimos as seguintes responsabilidades:

1. Preservaremos as nascentes e margens dos rios, protegendo as matas ciliares existentes e recuperando as que estão degradadas.

2. Praticaremos e promoveremos os 5”R”: refletiremos sobre os processos de produção desde a matéria prima até a distribuição e o descarte; recusaremos produtos que causem danos ao meio ambiente e à nossa saúde; reduziremos o consumo e a geração de lixo; reutilizaremos, sempre que possível e reciclaremos, quando necessário.

3. Sensibilizaremos e estimularemos as escolas e comunidades para que economizem energia e utilizem fontes limpas, econômicas, acessíveis e renováveis.

4. Distribuiremos e plantaremos mudas e sementes para arborizar nossas escolas, ruas e comunidades.

5. Diminuiremos o uso de sacolas plásticas e adotaremos as biodegradáveis, reutilizáveis e embalagens retornáveis na nossa comunidade.

6. Junto com a comunidade escolar, denunciaremos as queimadas, as irregularidades do lixo urbano e qualquer ação que degrade o meio ambiente, propondo, quando necessário, ações corretivas aos órgãos competentes.

7. Somaremos esforços e experiências, repensaremos os modos de utilização da água desenvolveremos novos valores e atitudes sustentáveis no cotidiano.

8. Mostraremos à comunidade a importância de reduzir os transportes poluentes, incentivaremos e cobraremos o investimento do governo em transporte público ecológico, assim minimizando a emissão de gases que intensificam o aquecimento global.

9. Disseminaremos conhecimentos para que os estudantes e a comunidade protejam e conservem o planeta, sensibilizando-os sobre as consequências do aquecimento global e sobre as possíveis soluções.

Nós, jovens brasileiros estamos unidos e contribuindo para cuidar do planeta. Esse é o nosso compromisso. Pedimos o total apoio da sociedade brasileira: autoridades, poder público, movimentos sociais, ONGs, escolas e comunidades para que essas responsabilidades sejam cumpridas.
Vamos cuidar do Brasil? Junte-se a nós!
Luziânia/GO, abril de 2009

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Mais informações sobre a III CNIJMA, os materiais para discussão e as produções podem ser acessadas nos sites:


Entrelaces difusos

Postado por Anticorpo de Gaia às 00:26







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Conferência Infanto-Juvenil

Postado por Anticorpo de Gaia às 00:13

A Conferência é uma iniciativa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental, formado pelo Departamento de Educação Ambiental (DEA) do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e pela Coordenação-Geral de Educação Ambiental (CGEA) do Ministério da Educação (MEC). A primeira versão, realizada em 2003, envolveu 15.452 escolas em todo o país, mobilizando 5.658.877 pessoas em 3.461 municípios.

Conferência é um processo no qual as pessoas se reúnem, discutem os temas propostos, expondo diversos pontos de vista, deliberam coletivamente e, a partir dos debates locais, escolhem representantes que levam adiante as idéias consensuadas. Partindo dessa estrutura, a Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é uma campanha pedagógica que traz a dimensão política do meio ambiente, caracterizada pela mobilização e engajamento dos adolescentes e da comunidade escolar em debates sobre temas socioambientais contemporâneos. Essa ação promove o reconhecimento de responsabilidades coletivas, fornecendo subsídios para políticas públicas de educação ambiental.

A II CNIJMA, realizada em 2005/2006, envolveu 11.475 escolas e comunidades indígenas, quilombolas, assentamentos rurais e grupos de meninos e meninas em situação de rua, mobilizando 3.801.055 pessoas em 2.865 municípios. Os temas debatidos foram Acordos Internacionais sobre Biodiversidade, Mudanças Climáticas, Segurança Alimentar e Nutricional e Diversidade Étnico-Racial.

O evento nacional reuniu 540 delegadas e delegados que elaboraram a Carta das Responsabilidades – Vamos Cuidar do Brasil, entregue pelos adolescentes ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao Ministro da Educação, Fernando Haddad, e à Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, no dia 27 de abril de 2006, em cerimônia no Palácio do Planalto. Os adolescentes apresentaram na Carta seu compromisso com a construção de uma “sociedade justa, feliz e sustentável” e com “responsabilidades e ações cheias de sonhos e necessidades”.

A III CNIJMA, realizada em 2008/2009, também mobilizou mais de 11 mil escolas em todo o país. A III CNIJMA se insere no processo de enfrentamento de dois imensos desafios: um planetário, voltado à pesquisa e ao debate, nas escolas, de alternativas civilizatórias e societárias para as mudanças ambientais globais; o outro, educacional, relacionado à iniciativa do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, que deve envolver pais, alunos, professores e gestores na busca da melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem e da permanência do aluno na escola.

A III CNIJMA aconteceu durante a Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, da Unesco, e contribui para aprofundar o debate sobre as Oito Metas do Milênio, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD, ambas iniciativas das Nações Unidas, que contam com um forte apoio do Brasil. Além disso, no processo da conferência reafirmamos valores e ações propostas por documentos da sociedade civil, como o Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global, a Carta da Terra e a Agenda 21.

Além das ações e processos presenciais, a III CNIJMA contou também com uma comunidade virtual, por meio da qual os alunos e as escolas puderam compartilhar as atividades desenvolvidas e trocar experiências. A Comunidade Virtual Vamos Cuidar do Brasil reúne ainda todas as produções da etapa nacional da III Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente 
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Rede Brasileira de EA

Postado por Anticorpo de Gaia às 00:04

A Rede Brasileira de Educação Ambiental - REBEA teve origem nos Fóruns de Educação Ambiental promovidos em São Paulo, nos anos 90, numa articulação entre ONGs, universidades e órgãos governamentais.

A REBEA, uma das redes mais antigas do país, tem, desde seu início, a vocação e o objetivo de ser uma articulação nacional dos educadores brasileiros. Assim, no II Fórum, em 1992, no clima que antecedia a Eco92, é lançada a idéia de uma Rede Brasileira de Educação Ambiental. Adotou-se como carta de princípios o "Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global" e como padrão organizacional a estrutura horizontal em rede.

A Rede atua no ciberespaço por meio de site rebea.org.br e da lista groups.yahoo.com/group/rebeagroup.

Presencialmente está onde seus elos e facilitadores atuam. A Rebea tem como objetivos a produção e divulgação de informação para a comunidade de educadores ambientais e a difusão da cultura organizacional em padrão de rede, apoiar a criação de novas redes e a formação de facilitadores. 

A facilitação nacional é formada pelas entidades gestoras (diretamente envolvidas na administração e manutenção), elos (redes de educação ambiental) e facilitadores. Atualmente desenvolve o projeto Tecendo Cidadania, financiado pelo FNMA e sediado no Instituto Ecoar para a Cidadania, em São Paulo. 

A atuação da REBEA tem sido voltada para articular as redes estaduais e temáticas, de forma a criar uma grande malha nacional de educadores ambientais. Esta malha é feita de ideais, sonhos, conhecimentos e objetivos que, compartilhados, tecem a cidadania necessária para a construção de uma cultura de paz e uma sociedade sustentável. A REBEA É O INSTRUMENTO, O TEAR QUE TECE ESTA MALHA.

Conheça a REBEA: clique aqui!

Rede Paulista de Educação Ambiental

Postado por Anticorpo de Gaia às 23:58

terça-feira, 12 de maio de 2009


A Rede Paulista de Educação Ambiental – REPEA surgiu a partir de articulações realizadas antes e durante a Conferência Eco-92. Sua proposta é fortalecer a Educação Ambiental (EA) no estado de São Paulo, através da integração crescente entre pessoas e instituições que desenvolvem atividades nesse campo, denominadas elos.

Histórico
Em 1998 os elos da rede reuniram-se para promover o I Encontro Estadual de Educação Ambiental, que ocorreu em novembro de 1999 em Santo André-SP, reunindo cerca de 700 educadores que participaram e aprovaram o plano de ação da REPEA. Este momento de estruturação foi fundamental para iniciar uma nova atuação da rede e, por conseqüência, elaborar um planejamento para a captação de recursos que viabilizasse a continuidade de suas atividades.

A rede seguiu promovendo encontros e reuniões, até que em 2002 diversas instituições se organizaram para participar do edital de redes promovido pelo FNMA/MMA. O projeto “Fortalecendo a REPEA I”, com ações previstas de janeiro de 2003 a maio de 2004, estruturou a Secretaria Executiva da REPEA – SER, o que deu um grande impulso nas atividades da rede – até esse momento as ações haviam sido totalmente voluntárias.

II Encontro Estadual de Educação Ambiental & I Encontro Paulista dos Centros de Educação Ambiental
Foi promovido o II EEEA & I EPCEAs, do qual participaram cerca de 1.300 pessoas (sendo 80 estudantes voluntários na organização do evento) e foram oferecidos 26 minicursos, 26 oficinas, 13 GTs e apresentados 140 painéis, atividades estas promovidas pelos próprios participantes. O resultado do evento, construído de forma coletiva, democrática e emancipatória foi muito positivo, e até hoje todos que participaram valorizam este grande momento de conexão.

Todos os dados coletados neste e nos demais encontros de EA que ocorreram em 2003 foram sistematizados no site da rede, dando origem ao funcionamento de diversas listas e ao primeiro diagnóstico da educação ambiental no estado de São Paulo.

Gestão
Desde o início do projeto “Fortalecendo a REPEA I” a gestão da rede foi intensificada: as reuniões do grupo gestor ocorrem mensalmente. Delas participam os elos articuladores das instituições parceiras do projeto e demais elos interessados. Nestas reuniões ocorrem articulações e formação de grupos de trabalho para colaborar com o desenvolvimento das metas do projeto, que são executadas pela SER. Todas as atas das reuniões são disponibilizadas nas listas. Grupo Gestor

A REPEA considera fundamental a gestão regionalizada da informação para o fortalecimento da educação ambiental, e trabalha utilizando a divisão do Estado de SP em 20 Bacias Hidrográficas. Prevê a implantação de Pólos nas bacias onde houver elos articuladores aptos a desempenhar trabalhos conectados à SER.

Sustentabilidade
Foram realizados, entre outubro de 2003 e janeiro de 2004, diversos encontros presenciais com os elos da rede, grupo gestor e consultoria externa para a discussão e consolidação de um planejamento da Rede a médio e longo prazos. Dessa forma conseguimos construir a visão da REPEA para o período de 2004 à 2006. E de acordo com este planejamento, temos articulado e pesquisado novas fontes de financiamento para dar continuidade às atividades da rede. Em fevereiro de 2004 foi enviado ao FNMA-MMA o projeto “Fortalecendo a REPEA II”, e fundamental para a continuidade dos trabalhos a partir de julho de 2004.

A gestão da rede é um desafio que necessita de muito esforço comum, sempre buscando o consenso e o que nos une, para que realmente possamos construir a REPEA em bases sólidas e frutíferas.

Grupo Gestor
As reuniões do Grupo Gestor ocorrem mensalmente e participam: as instituições que enviaram o projeto Fortalecendo a REPEA para o FNMA/MMA e outras instituições interessadas na gestão da REPEA.

Para conhecer e participar da REPEA, clique aqui.

Rede de Juventude e Meio Ambiente

Postado por Anticorpo de Gaia às 23:50


A Rede da Juventude Pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade - REJUMA - envolve diretamente cerca de 600 jovens e suas organizações dedicados a ações socioambientais em todos os Estados brasileiros.

Desde a sua criação, em 2003, propõe, fomenta e acompanha Políticas Públicas relacionadas às questões de Juventude e de Meio Ambiente nos âmbitos nacional e local como as Agendas 21, os Coletivos Jovens de Meio Ambiente, as Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida nas Escolas (COM-VIDAs), as Conferências de Meio Ambiente nas suas versões Infanto-Juvenil e “Adultos” e outras iniciativas socioambientais.

Está presente em instâncias de deliberação como o Conselho Nacional de Juventude, Conselhos Estaduais de Juventude, o Comitê Assessor do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental, diversos Comitês de Bacia e outros órgãos reguladores nos quais contribui na orientação de políticas nacionais às locais com base nas realidades encontradas na ação da Rede em escolas, comunidades, Unidades de Conservação e espaços de relevância socioambiental em todo o Brasil.

Conceitualmente fundamentada pelos Princípios Ecológicos, pelo Tratado de Educação Ambiental Para Sociedades Sustentáveis e a Responsabilidade Global, pela Carta da Terra e pela Carta das Responsabilidades Humanas, a REJUMA se caracteriza como rede social auto-gestionada, ou seja, cria ou articula estruturas organizacionais específicas de acordo com as demandas sejam elas territoriais, técnicas ou temáticas, tendo como característica principal de sua estrutura (anti-estrutura?):
  • a autogestão a distância através da lista de emails e o portal www.rejuma.org.br;
  • ambientes que oferecem ferramentas para reuniões, construção coletiva de documentos, troca multimídia, fóruns de discussão, etc.;
  • produção descentralizada de informações;
  • fortes conexões e contatos entre os elos.

Conheça, acompanhe e faça parte da REJUMA: clique aqui!

Coletivo Jovem de Meio Ambiente

Postado por Anticorpo de Gaia às 23:35


Coletivo Jovem CJ Caiçara de Meio Ambiente Ecosurfi Aliança dos Surfistas
Os Coletivos Jovens de Meio Ambiente, comumente chamados de CJs, são grupos informais que reúnem jovens representantes ou não de organizações e movimentos de juventude que têm como objetivo envolver-se com a temática ambiental e desenvolver atividades relacionadas à melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida.

Esses coletivos são como redes locais de Juventude e Meio Ambiente, para articular pessoas e organizações, circular informações de forma ágil, pensar criticamente o mundo a partir da sustentabilidade, planejar e desenvolver ações e projetos, produzir e disseminar propostas, que apontem para sociedades mais justas e equitativas.

Entidade Ecológica dos Surfistas

Postado por Anticorpo de Gaia às 23:14


A Ecosurfi é uma organização brasileira independente declarada de utilidade pública municipal, comprometida com a defesa do meio ambiente e a cultura de paz, inspirando de forma efetiva a sociedade a mudar de atitudes e comportamentos na busca da sustentabilidade. A organização trabalha a Educação Ambiental aliada ao esporte surfe como principio norteador para as suas ações, incorporando pessoas de diversas áreas de atuação e de conhecimentos, que se comprometem com o desafio global da construção de sociedades sustentáveis.

“Sendo Homens do mar os surfistas devem compactuar na incessante busca da preservação das praias, mares e oceanos ao redor do nosso Planeta”.

Esta citação foi o elemento conceitual inspirador que os fundadores da Ecosurfi incorporaram para iniciar as atividades da entidade. Constituída em 2000, a Ecosurfi é uma ONG (Organização Não Governamental) sem fins lucrativos idealizada e fundada por surfistas.

Tudo começou com a tentativa de diminuir as agressões que as praias vinham sofrendo no litoral paulista. Com isso alguns surfistas da cidade de Itanhaém/SP, através de mutirões para a despoluição das praias e sensibilização ambiental, começaram a combater a poluição nos ecossistemas litorâneos. Ainda hoje esta frase é o ideal que a Ecosurfi transmite a toda comunidade do surfe pelo litoral brasileiro, incentivando a participação ativa e positiva dos surfistas na gestão das zonas costeiras.

Hoje a Ecosurfi desenvolve projetos e campanhas de educação ambiental e mobilização social, acompanha e participa de colegiados e outras instâncias de participação e controle social, contribuindo com a elaboração de políticas públicas de juventude, meio ambiente e educação ambiental.

Para isto participa do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Itanhaém, Conselho Consultivo do Núcleo Curucutu (Parque Estadual Serra do Mar), Agenda 21 de Peruíbe e Comissão de Educação Ambiental e Divulgação do Comitê de Bacia Hidrográfica da Baixada Santista. E atua também em redes e articulações como a REPEA – Rede Paulista de Educação Ambiental, REBEA – Rede Brasileira de Educação Ambiental, FNDC – Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, FNMOJ – Fórum Nacional de Movimentos e Organizações Juvenis e REJUMA – Rede de Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade, para a qual um dos dirigentes da Ecosurfi realiza a interlocução no Comitê Assessor do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental.

Para conhecer mais sobre a Ecosurfi, clique aqui

O Projeto EduCOMhorta

Postado por Anticorpo de Gaia às 08:51

sábado, 2 de maio de 2009

EDUCOMHORTA é um projeto piloto que está, por meio de práticas agroecológicas e educomunicativas como eixos pedagógicos na organização juvenil para a intervenção socioambiental, enraizando uma COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA (COM-VIDA) NA EMEF JOSÉ VENEZA MONTEIRO, em Peruíbe/SP.

O objetivo é formar um grupo de lideranças juvenis aptos à crítica comunitária e ecológica, e à aceitação e criação de novas formas de participação política, formulando e implementando umPROCESSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, estruturando aAGENDA 21 ESCOLAR.

O Projeto Educomhorta foi concebido visando articular INTERESSES SOCIAIS, calcados nos acontecimentos e contextos comunitários, com o currículo escolar, por meio do desenvolvimento de processos de Educação Ambiental envolvendo práticas agriculturais e educomunicativas. As atividades intuem envolver a COMUNIDADE ESCOLAR no cuidado com a instituição de ensino, tendo os alunos como sujeitos ativos e transformadores da comunidade.

As atividades estão centradas em desenvolver com os jovens habilidades e valores coerentes com a CONSTRUÇÃO DE SOCIDADES SUSTENTÁVEIS. Por meio da horta escolar e agricultura urbana, práticas educomunicativas e incentivo e acompanhamento na organização e participação, por meio da Com-Vida.

A Com-Vida tem como principal diretriz a implementação da Agenda 21 Escolar, implicando num plano de ação participativo, elaborado a partir dos sonhos e interesses, sobretudo dos alunos, em relação ao dia-a-dia da comunidade escolar. Trata-se de um processo organizativo que almeja transformar e dinamizar a realidade a partir da INTERVENÇÃO E REFLEXÃO dos jovens. E não há como transformar a comunidade sem dialogar com ela.

Com-Vida e Agendas 21 (na Escola)

Postado por Anticorpo de Gaia às 17:11

sexta-feira, 1 de maio de 2009

A Agenda 21 Brasileira foi concluída em 2002, está sendo implementada desde 2003 e integra o Plano Plurianual do Governo Federal (PPA) desde 2004. O PROGRAMA AGENDA 21, gerido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), tem como ação prioritária a criação de Agendas 21 Locais para a construção dos Planos Locais de Desenvolvimento Sustentável.

Tal proposta traz como princípio norteador a sustentabilidade, que deve compatibilizar a preservação do meio ambiente, a justiça social, o crescimento econômico, a participação e controle da sociedade como elementos para democratizar o direito à qualidade de vida.

Desde 2005, em parceria com FBOMS – Fórum Brasileiro de ONG's e Movimentos Sociais e outras instituições da sociedade civil, o MMA articula a REBAL – REDE BRASILEIRA DE AGENDAS 21 LOCAIS, organizada também nos estados da Federação. A REBAL articula horizontalmente os processos de Agenda 21 Locais em curso no país, promovendo sinergia e aprendizado coletivo por meio da troca de experiências e informações.

A REDE PAULISTA DE AGENDAS 21 LOCAIS nasceu no processo de constituição da REBAL e hoje apresenta relevante capilaridade no estado. Na zona costeira, a REDE DE AGENDAS 21 DO LITORAL PAULISTA foi formada em abril do ano passado, com o intuito de estimular, apoiar e subsidiar a criação de Agendas 21 Locais nos municípios litorâneos.

A referência é a necessidade de se construir em determinados espaços territoriais (bairros, municípios, bacias hidrográficas), instrumentos de planejamento e gestão que busquem o desenvolvimento sustentável e, ao mesmo tempo, reforçar ações setoriais e atores que a própria Agenda 21 define como relevantes, como a Agenda 21 na escola, na empresa, no poder público, entre outros.

A AGENDA 21 PERUÍBE deu início ao seu processo no final de 2008 com o Encontro “Peruíbe 21 – da didade que temos à cidade que queremos”. Ao trabalhar a formação de Com-Vidas e estimular o desenvolvimento da Agenda 21 Escolar, o Projeto EduCOMhorta naturalmente fortalece a discussão sobre Agenda 21 na cidade, envolvendo jovens de forma proativa no processo.